sábado, 16 de julho de 2011

Thomas e seus amigos

Fazer o aniversário do meu filho foi uma grande aventura! Tudo começou quando ele me disse que queria um aniversário do Thomas e seus amigos. Procurei coisas prontas em lojas de Porto Alegre e também lojas brasileiras pela internet e não encontrei nada. Achei muita coisa legal no site oficial da HIT, a produtora do desenho. Mas daí teria que importar, teria taxa de importação, prazos... desisti. Comecei a pesquisar na internet festinhas de criança e fui me inspirando... vi que poderia fazer algo bonito no tema, sem precisar comprar, mas sim, fazer tudo em casa e, melhor, personalizado para o Dani! Comecei pela arte gráfica (que eu amo fazer). E o primeiro item foi o convite.

Fiz uma larga pesquisa na internet e, navegando pelo site do Thomas, vi que as cores predominantes eram azul e vermelho, com um “toque” de amarelo. A partir daí ficou fácil. Tudo que via, escolhia e pensava, eram nestas cores. Procurei usar estampas diferentes, como listrado, poá e xadrez, seguindo a linha do “patchwork”.

Os móbiles foram feitos com fio de pesca no qual coloquei círculos de EVA (em alguns deles foram colados os adesivos dos trens), intercalados com pom-pons de papel de seda que eu mesma fiz, e aprendi aqui. Azuis, vermelhos, bicolores e vermelho poá.
Uma das coisas que queria era valorizar a expressão “Daniel e seus amigos”, inspirada no título do desenho: Thomas e seus amigos. Para isso, selecionei e produzi em preto e branco 25 fotografias do Dani com os amiguinhos que estariam na festa. 6 dessas fotos fizeram parte do trenzinho que coloquei na parede, atrás da mesa.
9 fotos foram colocadas na porta da geladeira
e as demais, em porta retratos espalhados pela casa
Usei 9 cachepôs enfeitados para compor a mesa, e também para decorar a casa. Eles acompanhavam os porta retratos. Os suportes de balões receberam nuvenzinhas de EVA e junto a eles, um cata-vento, também de EVA. A escolha do cata-vento foi inspirada no moinho que aparece frequentemente nos desenhos do Thomas.
Sempre nas cores azul, vermelho e branco, os cachepôs receberam argila dentro (para terem peso e poder “espetar” os balões) e papel de seda. Na frente, um laço de fita com um trenzinho de EVA.
Fiz uns 30 desses cataventos, que além de serem colocados nos cachepôs, também foram espalhados pelos canteiros do jardim, no pátio. Da terra para o céu, eles faziam “contrapeso” aos móbiles que pendiam das árvores para a terra.
A parede foi decorada com bandeirinhas de Eva azul liso, poá e xadrez. Dentro delas, elipses brancas com as letras vermelhas.
As lembrancinhas foram uma delícia de fazer. Pude tirar minha máquina de costura do armário, da qual estava com muita saudades! Fiz estojinhos/ nécessaire (depende do uso que a criança queira dar). Todos foram feitos iguais, com um tecido listradinho colorido muito mimoso. Por dentro e por fora, plástico. Zíper vermelho e viés azul na finalização.
Em todos eles foram aplicados um trenzinho de feltro. Peguei uma imagem na internet e fiz os moldes no corel draw. Recortei uma a uma as peças de todos os trens e apliquei com tecido auto colante e depois fiz um caseado a mão para ficar gracioso e também fixar melhor ao tecido. (minha mãe e cunhada me ajudaram muito com os caseados). Ao lado do trem, a nuvenzinha do Thomas com o nome de cada criança (escrito com cola colorida).
Dentro dos estojinhos, dois desenhos do Thomas para colorir com o nome da criança e giz de cera e bolinhas de sabão personalizados com os adesivos que produzi. Também foi colocada uma sacolinha enroladinha, na qual a criança poderia colocar os doces que estavam na mesa para decorar (as balas de goma, os marshmallows e os suspiros). Cada sacola tinha uma etiqueta presa com laço com o nome da criança.
Bom, a mesa dos parabéns foi bastante estudada e recebeu vários detalhes. As toalhas escolhidas foram xadrez miúdo vermelho e azul liso.
A partir de uma idéia que vi na internet, usei uma boleira ao contrário. Coloquei a tampa embaixo (com pom-pons de papel dentro) e sobre ela o pé do bolo propriamente dito. Achei que ficou um efeito bem interessante e uma maneira criativa de elevar e valorizar o bolo.
Sobre ele, a decoração foi simples: um trilho de trem feito de palitos, um trenzinho James, as bandeirinhas com o nome do Daniel e a vela (amei essa velinha poá que encontrei!)
Para dar um toque de verde, usei quatro vasinhos de cerâmica pintados de branco, com um verdinho artificial dentro. Duas caixas quadradas comportaram os pirutilos de marshmallow, com adesivos do James.
Os suspiros foram colocados em forminhas de cupcake (azul e vermelha com bolinhas, muito mimosas), com adesivos do percy e dispostos dobre duas travessas brancas colocadas ao contrário, sobre duas latas forradas com Eva.
Tacinhas com adesivos do Thomas foram recheadas de mousse de maracujá (colheres com laço vermelho) e mousse de limão (colheres com laço azul).
Dois cachepôs com balões também foram usados, um de cada lado.
Para dar a cara do tema, usei os brinquedos que o Dani tem do Thomas e alguns trilhos de outro trem, sobre os quais foram colocados alguns docinhos.
Caixinhas transparentes com balinhas de goma também foram dispostas sobre a mesa.
Na parte externa da casa, em meio aos balões, cata-ventos e móbiles, foram colocadas duas mesas para as comidas. Uma menor, azul, para bebidas e comidinhas refrescantes e outra para os salgados e doces.
Nas mesas, foram usadas as plaquinhas com os nomes dos pratos. Elas foram colocadas em trenzinhos que fiz de argila (fiz uns 20, eu acho...) e que depois pintei (como Thomas, Percy e James), envernizei e colei botões para fazer as rodas.
Os canudinhos receberam adesivos com os nomes das crianças
Na mesa dos salgados, mais dois cachepôs de balões e os talheres envolvidos nos guardanapos, amarradinhos com fita.

29 comentários:

  1. Angela! A decoração está d+! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ficou mto lindo @carolusevicius

    ResponderExcluir
  3. Eu absolutamente adorei toda a decoracao! Estou pensando em fazer para meu pequeno tbem uma festinha do Thomas e gostaria de saber se vc tem coisinhas para vender ou fazer sob encomenda! Aguardo! tatisharp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de falar com vc!! Se vc tiver coisas para vender, fazer sob encomenda!! Adorei seu gosto! tatisharp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. A decoração ficou maravilhosa! Você é muito criativa, mamãe. A festa do meu filho também será Thomas e, certamente, você me inspirou muito. Parabéns, Gisele.

    ResponderExcluir
  6. Fabiana Araujo - fabypequenina@hotmail.com26 de dezembro de 2011 às 08:54

    PARABÉNS
    Irei fazer meu chá de bebe no tema trenzinho. E foi inspirador tudo. Arrasou!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Fabiana! Fico muito feliz em inspirar as mamães! estamos aqui para isso, alimentar a criatividade e compartilhar idéias! Tudo de bom para ti e para o bebê!

    ResponderExcluir
  8. Olá, também estou planejando fazer a festinha do meu filho com o tema do Thomas e tenho buscado bastante ideia na internet e a sua festa foi a mais perfeita e fofa q encontrei. Exatamente o q eu estava procurando. Parabéns pelo capricho!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andrea! Muito obrigada pelo carinho! fico muito contente mesmo em inspirar as mamães!!! Uma linda festa para ti!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Angela.Não trabalho com isso, mas faço festas para meus filhos e afilhados, e adorei seu trabalho!! Muito bom gosto!! A próxima festa aqui em casa é do Thomas.
    Vou seguir vc, meu blog é ssuzuki.blogspot.com, caso vc queira conhecê-lo.
    Abraços
    Simone

    ResponderExcluir
  11. ai que coisa mais linda!!! Onde mandou fazer o trem com as fotos??? Meu filho ama o tal Thomas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! veja o que pode me dar de dicas por e-mail!! Obrigada!!!!!!!!!!! educageo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Fantástica essa festinha... adoro coisas assim, caseirinhas. Costumo dizer que é festinha de quintal, ou bolinho na cozinha. Amo, amo! Parabéns pelo capricho em cada detalhe. Eu tb adoro costurar e sempre me meto a fazer alguma lembrancinha p/ amiguinhos dos meus filhos. Bom demais, né?
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, amei sua decoração.
    Tudo o que eu precisava, uma decoração feita para festa em casa, pois acho essas festas em buffet muito informal e todas iguais...adorei tudo...vou me organizar para fazer para o meu filho que vai fazer 4 anos e quer que seja esse o tema!!!
    Obrigada!!!
    Michelli

    ResponderExcluir
  14. Olá, achei tudo muito lindo,parabénssss. Meu sobrinho irá complentar 5 aninhos no fim do ano e gostaria de um favor seu, você poderia me informar qual é a fonte da letra que você utilizou para a festinha? Vc me ajudaria bastante. Bjus

    Roberta

    ResponderExcluir
  15. Lindo!!! Muitas ideias legais para o niver do meu filho !!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Achei tudo muito lindo e criativo. A festinha do meu sobrinho vai ser do Thomas também, será que você poderia me ajudar, qual é a fonte da letra que você utilizou na festinha, pois, estou fazendo alguns rótulos para a decoração mas não sei qual a letra para utilizar. Desde já agradeço a atenção. Meu email é zangelapc@ig.com.br. Beijos. Rosangela

    ResponderExcluir
  17. Achei a fonte Cooper Black, muito parecida com a do desenho e fica legal utilizar ela.

    ResponderExcluir
  18. Amei a idéia, esta de parabéns!!! Queria colocar estas bandeirinhas no aniversário do meu filho, aceita encomenda?

    ResponderExcluir
  19. AMIGA TO EM UM DILEMA. MEU FILHO FAZ 5 ANOS EM ABRIL E QUER FESTA DO THOMAZ E SEUS AMIGOS ,,UMA HISTORIA INGUAL A SUA ... E O NOME DO MEU FILHO TAMBÉM É DANIEL ..A CASO AINDA TEM ALGO DE SOBRA DA FESTA? marlly.bilbo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Linda a festa, estou organizando a festa de 2 anos do meu filho para o final de abril... Amei o trenzinho com as fotos, vc teria o molde para me emprestar esta idéia.

    ResponderExcluir
  21. Meu email: dsa.gisele@gmail.com esqueci de anexar no comentário acima.

    ResponderExcluir
  22. QUAL A FONTE DO THOMAS NO COREL?GRATA

    ResponderExcluir
  23. Adorei!!!! Parabéns, ficou intimista, com carinha de caseiro, mas de muito bom gosto e demonstra todo o carinho que você colocou nos preparativos. Vou adaptar para o niver de 3 anos do meu filho Enzo, depois te mando as fotos.

    ResponderExcluir
  24. Amei suas dicas, vou fazer o niver do meu fillho mas aqui no PIAUI não encontrei nada de thomas suas dicas me ajudaram muito. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  25. SE PODER MANDE MAS ALGUMAS SUJESTÕES PARA MM MEU EMAIL JAILMAMAGALHAES31@AUTLOOK.COM

    ResponderExcluir
  26. Ficou alguma coisa dessa sua festa (decoração, toalhas etc) que queira vender? Este é o tema da festinha do meu Filho de 3 anos. Ele ama o Thomas!!!! Eliane - elibastos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. oi queria saber como fez trenzinho com fotos?

    ResponderExcluir
  29. pode passar molde e material usou?

    ResponderExcluir